Edital para concurso na PM sai este mês, afirma secretário Dário Cesar

18/04/2012 12h06
Sidney Tenório

Dário Cesar diz que edital para concurso da PM será lançado este mês (Crédito: TNH/arquivo)
Dário Cesar diz que edital para concurso da PM será lançado este mês (Crédito: TNH/arquivo)

O secretário de Defesa Social, Dário Cesar Cavalcante, revelou, nesta terça-feira (17), que o edital para o concurso da Polícia Militar será publicado ainda este mês no Diário Oficial do Estado. O processo que dará início à seleção para mil vagas de soldado e 40 para oficial já está na reta final, faltando apenas a autorização da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para a assinatura do contrato com a empresa que realizará o certame.

Dário Cesar preferiu não divulgar o nome da empresa organizadora, já que o contrato ainda não foi assinado, mas afirmou que a expectativa é de que a contratação seja fechada ainda nesta semana. "Acredito que no mais tardar na próxima semana esteja tudo pronto e o edital seja lançado", ressaltou.

O governo espera contar com os novos policiais já no início do próximo ano, para reforçar o efetivo da Polícia Militar em todo o estado. "São dois meses até as provas e depois mais seis meses de curso de formação. Logo em seguida, vêm as nomeações dos aprovados", explicou o secretário.

Polícia Civil

Segundo Dário Cesar, houve um pequeno atraso na elaboração do edital do concurso para a Polícia Civil, mas a preparação do certame também já está em fase final. A expectativa é de que a seleção seja organizada pela mesma empresa, uma fundação conhecida nacionalmente e que ofereceu a melhor proposta para o governo do Estado, segundo Dário César.

"No caso da Polícia Civil, se tudo sair como o programado, o edital da seleção para os cargos de delegado, escrivão e agente será publicado no mês de maio, com as provas também acontecendo em uma média de dois meses após a divulgação", ressaltou o secretário de Defesa Social.

Na Polícia Civil, são oferecidas 40 vagas para delegado, 120 para escrivão e 240 para agente. O Tudo na Hora divulgou matéria com o pré-edital publicado pelo Conselho Superior da instituição no Diário Oficial. Além de passar por provas objetivas, dissertativas, testes físicos e psicotécnicos, os aprovados passaram por um curso de formação de três meses.

Também em maio, deve ser divulgado o edital para cargos da Perícia Oficial, como perito, médico-legista, odonto-legista, papiloscopista e auxiliar de necropsia. O número de vagas para os cargos não foi divulgado.

Novas delegacias

Dário Cesar também anunciou a criação de novas delegacias de Homicídios e de Repressão ao Narcotráfico, além da construção de uma nova sede para o Instituto de Criminalística.

Ainda esse mês, conforme ressaltou o secretário, deve ser inaugurada uma nova Delegacia de Homicídios em Maceió, que irá funcionar no antigo prédio da Ouvidoria do Estado, na Praça Sinimbu, no Centro. “Também será criada uma delegacia especializada neste tipo de crime em Arapiraca”, ressaltou.

A Polícia Civil também deve ganhar outras três delegacias de Combate ao Narcotráfico (DRN), que serão construídas em Arapiraca, na região Norte do Estado, e em Delmiro Gouveia, no Sertão.

Uma janela foi aberta com a versão para impressão
Caso não tenha aberto, clique aqui para abrir novamente