TNH1 é o 1º portal de notícias do Brasil com acessibilidade em libras

13/02/2014 14h18
Da redação

TNH1 é o 1º portal de notícias do Brasil com acessibilidade em libras (Crédito: Reprodução)
TNH1 é o 1º portal de notícias do Brasil com acessibilidade em libras (Crédito: Reprodução)

O TNH1, maior portal de notícias de Alagoas, sai na frente no quesito acessibilidade disponibilizando em sua página o Hand Talk, aplicativo que permite a leitura das notícias em libras em tempo real.

A novidade atinge um público de pessoas com deficiência auditiva que chega a quase 10 milhões de pessoas, segundo números do IBGE. Segundo estudos, a cada 10 surdos, 7 não compreendem corretamente a língua portuguesa. 

A ferramenta idealizada por alagoanos, eleita pela ONU o melhor app social do Mundo, coloca o TNH1 como o primeiro portal de notícias do país a proporcionar o acesso ao noticiário em libras, democratizando o conteúdo diário do TNH1 para milhares de pessoas com deficiência auditiva. 

Para acessar basta baixar o aplicativo, e ao após instalar, clicar no símbolo de acessibilidade com a indicação "Acessível em Libras", na lateral direita da página. Ao clicar o deficiente auditivo conhecerá Hugo, o intérprete virtual que vai fazer a tradução em libras em tempo real, à medida que o internauta clicar nas notícias.  

"Com o Hand Talk o conteúdo do TNH1 chega a um público que ainda enfrenta barreiras para ter acesso às informações do dia a dia, que é uma necessidade de todo e qualquer cidadão. Com certeza é uma ferramenta revolucionária na comunicação que trazemos para o público do TNH1", avaliou a diretora de contéudo do Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM), Daniella Sarmento. 

Para o editor geral do TNH1, Gilson Monteiro, o Hand Talk amplia o acesso à informação para essa fatia da sociedade. "Investimos nessa ferramenta com o objetivo de democratizar a comunicação, alcançando um público que quer e precisa ser bem informado. O projeto ganhou prêmios mundiais por ser realmente uma ferramenta revolucionária na comunicação", disse.

O Hand Talk

Depois do sucesso internacional do aplicativo para smartphones e tablets, o Tradutor em Libras para sites Hand Talk foi lançado no Campus Party Brasil, considerado o maior acontecimento tecnológico do mundo, "Implementando um simples botão no site, o conteúdo em texto pode ser interpretado em Libras pelo nosso intérprete virtual, o Hugo, que vem esbanjando simpatia por onde passa", afirma Ronaldo Tenório, CEO da empresa.

"Quanto mais pessoas utilizarem o Hugo para traduzir os sites acessíveis, mais inteligente ele vai ficando e a qualidade da tradução vai melhorando a cada dia. A interpretação fica cada vez mais precisa a medida que mais websites contratarem o serviço e implementarem o botão de acessibilidade.", diz Carlos Wanderlan, CTO da Hand Talk.

Para conhecer melhor o tradutor, acesse www.handtalk.me

Uma janela foi aberta com a versão para impressão
Caso não tenha aberto, clique aqui para abrir novamente