Rateio do Fundeb entre professores do Estado será pago no dia 20

07/12/2012 15h55
Da Redação

Rateio de verbas entre professores foi maneira encontrada para não devolver recursos federais (Crédito: Divulgação)
Rateio de verbas entre professores foi maneira encontrada para não devolver recursos federais (Crédito: Divulgação)

O secretário de Educação, Adriano Soares, anunciou nesta sexta-feira (7) que o pagamento do rateio dos recursos do Fundeb para os professores da rede pública estadual será feito no dia 20 deste mês. Cada professor deverá receber dois salários e meio a mais em sua folha de pagamento. Na mesma data também será feito o pagamento do 13º salário.

Receberão o rateio mais de 7 mil professores, entre efetivos e monitores. O projeto de lei que autoriza o pagamento já foi encaminhado para aprovação da Assembleia Legislativa. Já os servidores que ocupam cargos administrativos não serão contemplados com o benefício.

O rateio foi a maneira encontrada pela secretaria para não ter que devolver o recurso ao governo federal, devido à falta de um consenso entre o órgão e a categoria a respeito do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Com isso, o montante que serviria para a implantação da valorização salarial dos professores na ativa através do PCCS será repassado em forma de folha suplementar, por meio do 14º e 15º salários.

“Para os administrativos, já encaminhamos o projeto de lei do PCCS [Plano de Cargos, Carreiras e Salários] para a Secretaria da Gestão Pública, que já apreciou e encaminhou para a Secretaria da Fazenda. Ele seguirá para o Gabinete Civil para ser encaminhado à Assembleia Legislativa de Alagoas”, explicou o secretário.

Segundo ele, um novo rateio pode acontecer no mês de janeiro. “Após o fechamento das atividades do ano de 2012 pode ocorrer um novo rateio no início de janeiro se houver sobra de recursos”. 

Uma janela foi aberta com a versão para impressão
Caso não tenha aberto, clique aqui para abrir novamente