Faculdades abrem inscrição para 500 vagas do Pronatec em AL

12/08/2013 20h00
Da Redação, com Assessoria

Técnico em Enfermagem está com o maior número de vagas abertas (Crédito: Divulgação)
Técnico em Enfermagem está com o maior número de vagas abertas (Crédito: Divulgação)

Das 239.792 vagas ofertadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, 500 delas vão ser disponibilizadas em Alagoas pela Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) e Universidade Tiradentes (Unit), que anunciaram nesta segunda-feira (12) adeção ao Pronatec, criado em 2011 pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo as duas instituições de ensino, as 500 vagas ofertadas são em cursos como Técnico em Orientação Comunitária (50), na Fits, e Técnico em Informática, com 160 vagas distribuídas nos turnos matutino e vespertino; Técnico em Agente Comunitário de Saúde (50 vagas no turno vespertino); e Técnico em Enfermagem (240 vagas, vespertino), todos na Unit.

"É mais um compromisso social da Fits, que se une ao Ministério da Educalão para garantir, principalmente, às pessoas que ainda não tiveram acesso ao ensino superior, a oportunidade de se qualificar, adquirir uma formação e se inserir no mercado de trabalho", destacou o professor Dario Arcanjo de Santana, diretor da Fits.

Inscrições - O processo seletivo para os cursos técnicos do Pronatec é totalmente informatizado e realizado pelo Ministério da Educação, por meio do Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica – Sisutec. As inscrições prosseguem até 12 de agosto, no site http://sisutec.mec.gov.br.

Somente os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e não zeraram a redação podem concorrer. Os candidatos têm a possibilidade de escolher duas opções de cursos técnicos no ato da inscrição, e alterar as opções durante o processo.

As vagas são destinadas prioritariamente aos estudantes que cursaram o ensino médio completo em escolas da rede pública ou como bolsista integral em instituições privadas. O critério de classificação é a nota de corte. Uma vez por dia, o Sisutec calcula a nota mínima necessária para os potenciais aprovados de cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

O Governo Federal realizará a primeira chamada dos aprovados no próximo dia 14. Os candidatos selecionados devem efetuar matrícula entre os dias 15 e 16 de agosto. No dia 19, o MEC divulgará o resultado da segunda chamada, com matrícula prevista para o dia 20 deste mês. O início das aulas está previsto para 21 de outubro.

Uma janela foi aberta com a versão para impressão
Caso não tenha aberto, clique aqui para abrir novamente